6 aplicativos para ganhar descontos em restaurantes

001

Esse é um post dedicado a duas coisas que simplesmente amamos fazer: comer e economizar! Não tem coisa melhor, né? Na era dos smartphones, cartões fidelidade e vouchers impressos simplesmente não tem vez: os aplicativos vieram com tudo pra facilitar ainda mais a nossa vida. É notável a preocupação de lanchonetes e restaurantes de estarem cada vez mais presentes no meio digital e a criação de apps que oferecem descontos é uma maneira bem esperta de atrair e fidelizar consumidores. E quem somos nós pra reclamar? Muito pelo contrário! Essa é uma prática que torcemos muito pra que se propague cada vez mais e aqui listamos alguns exemplos do porquê disso.


002

1. Peixe Urbano
O Peixe Urbano é um site que dispensa maiores apresentações – se trata simplesmente da maior rede de e-commerce local do Brasil. Marcas e lojas dos mais diversos ramos fazem parceria com o Peixe Urbano com o objetivo de atrair ainda mais clientes através de descontos que estão disponíveis exclusivamente em seu site e, para conseguir usufruí-las, o usuário precisa realizar a compra online e ir ao estabelecimento já com a oferta “em mãos”, digamos assim. Durante muito tempo isso era sinônimo de sair de casa já com o voucher impresso, mas o aplicativo e a força que ele vem ganhando nos últimos tempos acabou mudando essa logística que, hoje em dia, é considerada ultrapassada.

O que eu mais gosto do app do Peixe Urbano é que ele consegue mostrar, de acordo com a sua localização, as ofertas dos restaurantes e locais que estão mais próximos a você. Isso significa que se você estiver em um shopping e quiser jantar por ali, por exemplo, você pode simplesmente abrir o aplicativo, checar se existe alguma oferta em algum restaurante próximo, comprar e usar na mesma hora. Se você deixar o seu cartão de crédito salvo no app, esse processo é ainda mais rápido e pode ser feito em poucos cliques (ou seriam toques?). O aplicativo gera um cupom que pode ser facilmente acessado na aba de “Conta” e utilizado quando você bem entender (mas atenção à data de validade, tá?): para validá-lo, você apenas precisará do PIN do estabelecimento, um código de 4 dígitos que o seu atendente saberá informar. Fácil, não?


003

2. Bonuz
Esse é o meu aplicativo favorito! Sabe aquelas promoções de restaurantes que oferecem uma recompensa se você conseguir juntar “x” cupons fiscais de um determinado valor? Confesso que nunca entendi muito bem… vamos combinar que é praticamente impossível conseguir guardar e não perder esses mini papéis. Mas e se você pudesse simplesmente tirar foto desses cupons e deixar que um aplicativo os guardasse pra você? Pois é! É exatamente isso que o Bonuz faz. Ele é, basicamente, um cartão fidelidade online.

Antes de qualquer coisa, você precisa dar uma olhada nas redes (entre eles estão o Koni, MegaMatte, Subway, Pizza Hut e muitos outros) e lojas participantes e checar qual é o valor mínimo do cupom que você pode enviar. Esse valor não costuma ser muito alto – na verdade, quase sempre, ele representa o preço do combo mais barato disponível no estabelecimento. Depois disso, é só ir até ao local, fazer a sua compra, não esquecer de pegar o cupom fiscal e tirar uma foto dele pelo próprio aplicativo, onde todos os dados estejam legíveis e o QR code não apareça. Além disso, o Bonuz tem algumas regrinhas que valem ser citadas: 1. Intervalo máximo de 48h entre compra e envio do cupom; 2. Intervalo mínimo de 4h entre uma compra e outra. Após o envio do cupom, o app irá validá-lo dentro de 48h e vai te avisar por e-mail se foi aceito ou não. Se recusado, ele explica o motivo para garantir que da próxima vez esteja tudo certo e, se aceito, vira um selo. Você vai precisar juntar entre 4 a 10 selos até conseguir resgatar uma recompensa – esse número também varia de um restaurante pra outro.

Ao conseguir juntar os selos necessários para fazer um resgate, você apenas vai precisar ir ao estabelecimento e informar ao atendente que quer pegar uma recompensa do Bonuz. Ele vai te informar um código que você deverá digitar no campo indicado pelo app e, em seguida, você deverá mostrar imediatamente a tela que aparecer. E só! Você não precisa realizar nenhuma compra. Outra coisa bem legal do aplicativo são as ofertas, uma espécie de “mimo” que o restaurante te dá totalmente de graça, mas que também requer essa mecânica do código e de mostrar a tela. Tem que ficar de olho no app sempre, porque essas ofertas vão e voltam o tempo todo e possuem uma data para expirar.


006

3. Burguer King
Se tem Burguer King na sua cidade, você provavelmente já recebeu uma cartela cheia de cupons de descontos e ofertas em algum momento da sua vida. Não sei vocês, mas pra mim isso era motivo de felicidade pro resto do mês! Triste mesmo era quando dava aquela vontade enorme de comer um fast food e eu lembrava que tinha deixado a cartela em casa… Pessoas sensatas iriam encarar como um sinal divino pra se manter na dieta, mas eu ia lá e comprava do mesmo jeito. Só que sempre dá aquele aperto no coração quando sabemos que poderíamos estar gastando bem menos naquela mesma situação, né? Sei que parece conversa de mão-de-vaca, mas que atire a primeira pedra quem nunca passou por isso! Hahaha…

Pois bem, o Burguer King resolveu facilitar as nossas vidas e criou um aplicativo pra disponibilizar todos os seus cupons. Sem mais papéis, sem mais esquecimentos! Você só precisa abrir o app, escolher a oferta que quer usar e mostrá-la ao atendente. Vale lembrar que é bom dar uma olhada na validade da promoção e nos restaurantes antes de se dirigir ao caixa.


McDonalds

4. McDonald’s
O aplicativo do McDonald’s, por sua vez, tem basicamente a mesma proposta que o do Burguer King: mostrar todos os cupons em vigência, localizar a lanchonete mais próxima e disponibilizar todo o cardápio do restaurante. Olha, gente, não tá dando pra ser magro desse jeito não…


GulaGula

5. Gula Gula
O Gula Gula é um restaurante muito famoso do Rio de Janeiro, famoso por vender pratos executivos a um preço justo. A proposta do aplicativo é, basicamente, te fazer pontuar cada vez que você consome em um de seus estabelecimentos. Ao pagar a sua conta, você deve inserir no app o valor que pagou, juntamente com outros dados do seu cupom fiscal, ganhando um determinado número de pontos que, posteriormente, podem ser trocados por recompensas que variam de sobremesas a pratos principais. Fácil e prático.

Além disso, o aplicativo também disponibiliza o endereço de todos os seus restaurantes, assim como seus respectivos cardápios. Essa é uma ideia que mais estabelecimentos poderiam adotar, né?


Paris6

6. Paris6
O Paris6 é um restaurante de luxo que ainda tem poucos estabelecimentos espalhados pelo Brasil e apenas um no Rio de Janeiro. É um daqueles lugares caros, mas que vale a pena visitar, sabe? Ainda mais porque se fala muito bem da comida e das sobremesas de lá. O aplicativo, além de apresentar o cardápio e os endereços de seus restaurantes, também tem uma sessão chamada “Ofertas” com descontos e recompensas, geralmente sobremesas, para você utilizar e resgatar. Cada uma das vantagens do app é um e-voucher que você precisa “baixar”, ficando disponível em uma outra sessão do aplicativo chamada “Meus e-vouchers”. Bom ressaltar, ainda, que tem que ficar de olho nos dias e horários em que se pode aproveitar dessas promoções.


Vocês já conheciam esses apps? Qual mais gostaram?

Pechincharias